Monteiro deixa Brasil perto da qualificação

Início    /    Tênis    /    Monteiro deixa Brasil perto da qualificação
Por Raphael Favilla  •  03 de Fevereiro de 2023

O Brasil fechou o dia 100% contra a China. Depois da vitória de Matheus Pucinelli, foi a vez de Thiago Monteiro anotar mais um ponto e deixar o time brasileiro mais perto da vaga para o Grupo Mundial I. 

O cearense precisou suar mais do que o jovem paulista para sair vitorioso do confronto. Número 1 do país, Thiago Monteiro encarou Jie Cui e sofreu um pouco mais para também triunfar por 2 a 0, com 6/3 e 6/4, após 2h15 de jogo no Costão do Santinho, em Florianópolis.

Neste sábado (4), Rafael Matos e Felipe Meligeni farão o jogo das duplas que abrirá o dia. Em caso de vitória contra Riegle Te e Ze Zhang, o Brasil já fecha o confronto e espera o adversário do perdedor da qualificação do Grupo Mundial da Copa Davis.
.
Esperava-se um jogo mais tranquilo contra o chinês 913 do mundo. Jie Cui conseguiu sustentar bem as trocas de bola. O placar seguiu igualado até o 3/3 no primeiro set, com Monteiro conseguindo a primeira quebra no sétimo game, para em seguida abrir 5/3. Ele bateu o saque de Cui uma vez mais no último game e fechou a parcial.

"Ele jogou muito bem. A Copa Davis tem esse fator de você estar representando seu país, acredito que a maioria dos tenistas acaba subindo o nível. Por outro lado, tínhamos a pressão do favoritismo, de ter que desempenhar bem jogando em casa", explicou Monteiro.

Monteiro não começou bem no segundo set, foi quebrado logo no primeiro game e não conseguiu devolver o break em seguida, vendo Cui abrir 2/0. Depois de confirmar o saque no terceiro, ele bateu o serviço do chinês no quarto, mas logo em seguida amargou mais uma quebra, desta vez de zero.

Sem se abater com os dois breaks levados, o cearense foi buscar mais uma quebra e deixou tudo igual ao fazer 3/3, em um game duro e que terminou com o chinês caindo em quadra com o tornozelo torcido. Ele recebeu atendimento fora de quadra, mas a torção não foi grave e o 913º do mundo continuou na partida.

A definição veio no décimo game, em que Monteiro anotou quebra, fez 6/4 e selou a vitória. O cearense não teve um grande desempenho com o saque, vencendo 60% dos pontos, mas compensou um pouco nas devoluções, com 52% de aproveitamento. Ele ainda anotou cinco aces e cinco duplas faltas na partida.

Foto: Luiz Cândido/CBT

Publicidade