Dupla vence e qualifica Brasil na Davis

Início    /    Tênis    /    Dupla vence e qualifica Brasil na Davis
Por Raphael Favilla  •  04 de Fevereiro de 2023

O Brasil está classificado para o Qualifiers da Copa Davis! Depois de duas vitórias em simples no saibro de Florianópolis, coube à dupla do gaúcho Rafael Matos e do paulista Felipe Meligeni garantir o triunfo brasileiro na série contra os chineses. Eles abriram o sábado batendo Ze Zhang e Jie Cui em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h19 de jogo.

O time brasileiro volta às quadras em setembro, valendo vaga na fase qualificatória para as finais da Copa Davis no ano que vem. Os adversários da equipe nacional, capitaneada por Jaime Oncins, serão conhecidos no dia 9 de fevereiro, quando a ITF fará o sorteio dos confrontos. 

“Foi um jogo bem nervoso, bastante da minha parte no começo. Mesmo assim conseguimos colocar uma intensidade e fazer o nosso jogo sem ficar muito preocupado com que estava acontecendo fora. Estou muito contente e gostaria de agradecer a galera que veio torcer pela gente e que acompanhou pela TV. Jogar no Brasil é uma sensação diferente e muito boa”, afirmou Meligeni.

Campeão nas duplas mistas do Australian Open ao lado de Luisa Stefani, Matos destacou o favoritismo e a entrega do grupo: “Sabíamos que éramos os favoritos, já que eles vieram sem os seus principais jogadores. A nossa equipe está de parabéns pelo empenho, foco e todo trabalho realizado durante a semana. Tínhamos o objetivo bem claro que era ganhar e saímos com a vitória.”

A partida até que começou difícil para a dupla brasileira, que viu os rivais confirmarem o saque no primeiro game e logo em seguida ter uma chance de quebra. Só que Matos e Meligeni salvaram o break-point que enfrentaram e aproveitaram para pressionar os chineses no game seguinte, conseguindo eles a primeira quebra do jogo. Com o placar favorável, eles não apenas administraram a vantagem, como trataram de ampliá-la com mais uma quebra no sétimo game.

O gaúcho e o paulista tiveram dois break-points logo na abertura da segunda parcial, mas Cui e Zhang se salvaram. No quarto game, foi a vez dos chineses conseguirem uma chance de quebra, que não foi convertida. Mais uma vez, os brasileiros responderam a pressão com quebra na sequência, abrindo 4/2 após salvar mais um break-point. Matos e Meligeni seguiram na frente até anotar novo break no nono, para assim concretizar a vitória. 

Com a vaga garantida para a próxima da Copa do Mundo de Tênis, após os 3 a 0, o Time Brasil ainda entrou em quadra com Gustavo Heide contra o chinês Rigele Te, que jogou apenas três games e desistiu do jogo. O Brasil fechou o confronto em 4 a 0.

 “É sempre muito bom vencer um confronto dessa maneira. Fizemos bons dias de treinamento para chegarmos bem na sexta e no sábado e foi isso que aconteceu. A equipe lidou bem com a responsabilidade, com essa pressão a mais de ter que vencer e acabou dando tudo certo. Agora é esperar o sorteio para pensar no próximo confronto”, afirmou o capitão Jaime Oncins.

Foto: Gustavo Werneck

Publicidade