Thiago Monteiro continua firme na disputa do challenger de Montechiarugolo. Como cabeça de chave número 2 no torneio italiano sobre o saibro, o cearense avançou para as quartas de final ao derrotar, nesta quarta-feira, o esloveno Blaz Rola em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2, em um confronto que durou 1h35.
Seu próximo adversário na competição será o tenista Stefano Travaglia, que venceu o compatriota Matteo Gigante em um duelo totalmente italiano, triunfando com um placar final de 6/4 e 7/6 (7-2). Será a terceira vez que eles se enfrentarão, com o brasileiro tendo vencido no challenger de Genova em 2022 e perdido no ATP 250 de Melbourne em 2021.
Com as duas vitórias conquistadas até agora no torneio, o canhoto de Fortaleza evita uma queda significativa no ranking. Ele está temporariamente na 95ª posição, mas pode ser ultrapassado pelo argentino Diego Schwartzman e pelo francês Alexandre Muller, que estão logo atrás, em busca de alcançá-lo.
Monteiro foi o primeiro a conseguir uma quebra de saque, que ocorreu no terceiro game da partida. Rola conseguiu recuperar a quebra imediatamente, mas perdeu o saque novamente no quinto game, ficando novamente em desvantagem. O cearense administrou a vantagem até o final do set, teve um set-point no nono game e fechou o set no décimo game, com seu serviço.
O segundo set começou com muita movimentação, com sete break-points nos três primeiros games. Monteiro converteu uma quebra no primeiro game, salvou quatro break-points no segundo e conseguiu mais uma quebra no terceiro game, abrindo 4/0 em seguida. Ele poderia até ter obtido um "pneu" se tivesse conseguido quebrar o saque do adversário novamente no quinto game, mas não converteu os quatro break-points que teve.
As primeiras chances de fechar o jogo surgiram no sétimo game, quando o brasileiro desperdiçou dois match-points no saque do esloveno. No entanto, logo em seguida, Monteiro sacou para o jogo e concretizou a vitória, garantindo sua vaga nas quartas de final.