Depois de uma estreia desafiadora no Challenger de Santa Fé, Thiago Monteiro voltou a vencer em três sets em seu segundo jogo no torneio em quadras de saibro na Argentina. Atual número 2 do Brasil e 126º do mundo, ele derrotou o espanhol Carlos Taberner, 395º colocado, por 6/4, 4/6 e 6/1 em 2 horas e 38 minutos de partida.
Monteiro havia vencido o argentino Juan Manuel Cerúndolo, cabeça de chave 2 do torneio e 99º do mundo, na terça-feira, no tiebreak do terceiro set. O cearense de 29 anos agora enfrentará nas quartas de final o argentino Facundo Bagnis, canhoto de 33 anos e 163º no ranking. Bagnis lidera o histórico de confrontos entre eles por 6 a 2, em torneios Challenger ou qualificatórios de ATP.
A vitória nas quartas de final rende 16 pontos no ranking da ATP para Monteiro, que também conquistou o título em Campinas há dez dias. Ele está se aproximando novamente do 120º lugar no ranking e poderia terminar a semana entre os 110 melhores se conquistar o título. O torneio em Santa Fé oferece 75 pontos da ATP ao campeão.
Quem não teve o mesmo sucesso foi Felipe Meligeni, que se despediu nas oitavas de final do torneio argentino. Nesta quarta-feira, ele foi superado pelo experiente Federico Delbonis, canhoto de 33 anos e ex-top 40, com parciais de 6/1 e 6/3 em apenas 1 hora e 10 minutos de partida.
Por ter vencido sua partida de estreia contra o austríaco Lukas Neumayer, Meligeni ganha sete pontos na ATP. O paulista de 25 anos, atual número 3 do Brasil e 142º do ranking, pode subir no máximo uma posição. Sua melhor classificação na carreira foi o 129º lugar, alcançado em junho. Meligeni agora se prepara para o Challenger de Curitiba, que acontece na próxima semana no Graciosa Country Club.
Este foi o segundo confronto entre Meligeni e Delbonis nesta temporada e no circuito. O argentino veterano já havia vencido no início do ano, quando se enfrentaram nas rodadas de qualificação do ATP de Santiago. O próximo adversário de Delbonis será o tcheco Vit Kopriva.