Monteiro vence mais uma em Masters 1000

Início    /    Tênis    /    Monteiro vence mais uma em Masters 1000
Por Raphael Favilla  •  26 de Abril de 2023

Thiago Monteiro venceu mais uma partida na elite dos torneios mundiais. Depois de ter obtido seu primeiro triunfo em Masters 1000 no mês passado, em Miami, o cearense número 1 do Brasil e 97º do mundo superou nesta quarta-feira o croata Borna Gojo, 110º do ranking e vindo do quali, por 7/6 (11-9), 4/6 e 6/3 em 2h15 de partida.

Aos 28 anos, Monteiro faz sua oitava participação em chaves principais de Masters 1000 e a primeira em Madri. Nas quadras de saibro da capital espanhola, ele havia apenas tentado os qualis em 2017 e 2021. O cearense agora desafia o número 12 do mundo Karen Khachanov em busca de uma vaga na terceira rodada. Khachanov venceu os três duelos anteriores entre eles, dois no ano passado em Belgrado e também no US Open.

A vitória na estreia em Madri rende 25 pontos na ATP para Monteiro, que provisoriamente vai recuperando cinco posições. Se ele vencer mais uma, fará 45 pontos e voltará ao top 90. A melhor marca de sua carreira é o 61º lugar, alcançado em outubro do ano passado.

No primeiro set, que durou 55 minutos e não teve quebras de serviço, Monteiro lidou bem com os momentos de pressão. Ele venceu dois bons games de saque quando estava perdendo por 5/4 e 6/5.

No tiebreak, Monteiro ficou atrás no placar. Gojo liderou por 5-2 e sacou para vencer o set, mas Monteiro reagiu com uma excelente passada e um winner de devolução para empatar o placar. Depois disso, Monteiro manteve o saque o tempo todo, salvando dois set points, e esperou por oportunidades. Em um rali longo, venceu o ponto decisivo do set. O brasileiro liderou em winners por 18 a 15, e cada jogador cometeu 7 erros.

No início do segundo set, Gojo aproveitou seu único break point na partida e abriu 3/1 de vantagem. Monteiro teve três chances de quebra em um mesmo game, mas não as aproveitou e o croata manteve a liderança até o fim do set. Gojo venceu 11 a 6 em winners no set e cometeu apenas 4 erros contra 7 de Monteiro.

Monteiro continuou firme no saque e não enfrentou nenhum break point durante todo o terceiro set. Ele aproveitou sua única chance de quebra na parcial decisiva e fez 4/2. Nesse momento do jogo, Monteiro prevaleceu nos ralis mais longos. Ele ainda escapou de um 0-30 para fazer 5/2 e confirmou seu último game de serviço com tranquilidade, garantindo a vitória em três sets.

Gojo liderou em aces por 19 a 12 e venceu por 33 a 32 em winners, cometendo 20 erros contra 21 de Monteiro. Cada jogador teve uma quebra na partida, e Monteiro enfrentou apenas um break point.


Publicidade