Monteiro volta às quartas no Rio após 7 anos

Início    /    Rio Open    /    Monteiro volta às quartas no Rio após 7 anos
Por Raphael Favilla  •  22 de Fevereiro de 2024

Depois de Thiago Wild garantir lugar nas quartas de final do Rio Open, foi a vez de outro Thiago carimbar a vaga na próxima fase do ATP 500 carioca. No confronto 100% brasileiro, o cearense Thiago Monteiro bateu o paulista Felipe Meligeni com parciais de 7/5 e 6/3, após 1h42 de confronto.

Esta é a segunda vez que Monteiro atinge as quartas no Rio Open, repetindo sua campanha de 2017. O cearense garante 100 pontos no ranking, colocando-o muito próximo de retornar ao top 100. Atualmente na 117ª posição do ranking, Thiago temporariamente sobe para o 102º lugar e poderá retornar ao grupo dos 100 melhores se avançar ainda mais.

Seu próximo desafio será contra o argentino Sebastian Baez. Monteiro tem uma vitória e uma derrota contra Baez em torneios da ATP em 2022. Sendo o triunfo acontecendo justamente no Rio Open daquele ano. Sebastian, por sua vez, conquistou duas vitórias em challengers no ano de 2021 sobre o brasileiro.

Monteiro volta a disputar uma partida de quartas de final em nível ATP depois de quase um ano inteiro, já que não ia tão longe desde Santiago em 2023, quando parou em Jaume Munar justamente nesta fase. Ele tem apenas duas vitórias em 12 participações em quartas, sendo que nunca disputou uma decisão de ATP 250 para cima. Suas semifinais foram no saibro de Quito em 2018 e no piso duro de Melbourne em 2021.

O jogo foi equilibrado, com Felipe começando melhor ao conquistar uma quebra no terceiro game. A igualdade prevaleceu, e os sacadores confirmaram seus serviços até o oitavo game, quando Monteiro conseguiu recuperar a quebra em um momento crucial, evitando que o adversário sacasse para o set. Nesse game, Meligeni cometeu um erro em um smash e enviou uma direita para fora, permitindo o empate.

Na reta final do set, Monteiro, mais consistente em quadra, intensificou a pressão sobre o saque de Meligeni. Embora tenha perdido dois set-points no serviço do adversário no 10º game, dois games mais tarde anotou uma quebra crucial que definiu a parcial. A torcida, dividida durante todo o jogo, manifestava seu apoio aos dois brasileiros.

O segundo set também foi equilibrado, sem que um dos brasileiros se destacasse. A experiência de Monteiro foi crucial, pois novamente ele cresceu na reta final, conquistando uma quebra importante no oitavo game para sacar com 5/3 no placar e, em seguida, confirmando o serviço de forma impecável, encerrando no primeiro match-point. Meligeni terminou o jogo com mais winners, 27 a 20, mas cometeu 25 erros não-forçados contra apenas 15 de Monteiro. O cearense enfrentou apenas um break-point em toda a partida e converteu três de suas sete chances de quebra.

Norrie vence e encara Wild

Atual campeão do Rio Open, Cameron Norrie conseguiu mais uma vitória bastante tranquila no ATP 500 disputado nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro. O britânico cedeu apenas dois games na partida desta quinta-feira contra o chileno Tomas Barrios Vera, 120º do ranking, e marcou um duplo 6/1 em apenas 61 minutos de partida.

Norrie ainda não perdeu sets no caminho até as quartas de final do Rio Open e cedeu games na estreia, diante do boliviano Hugo Dellien. Segundo cabeça de chave do torneio e 23º do ranking, o britânico agora enfrenta Thiago Wild, número 1 do Brasil e 82º do mundo.

O dia dos brasileiros nas duplas

O bom momento do tênis brasileiro no Rio Open segue na chave de duplas com o gaúcho Rafael Matos garantindo vaga nas semifinais do torneio. Ele e o colombiano Nicolas Barrientos derrotaram de virada a forte dupla alemã Kevin Krawietz e Tim Puetz, cabeças de chave 4, com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 10-8, após 1h55 de partida.

Nas semifinais, Matos e Barrientos terão pela frente quem passar do confronto que de um lado terá os italianos Andrea Vavassori e Simone Bolelli e do outro o espanhol Roberto Carballes e o sérvio Dusan Lajovic.

Horas depois de ter garantido vaga nas quartas de final de simples do Rio Open, Thiago Wild voltou a quadra nesta quinta-feira para a disputa da chave de duplas. Wild recebeu convite para jogar ao lado de Fernando Romboli, mas a dupla brasileira perdeu para os argentinos Máximo Gonzalez e Andrés Molteni, cabeças de chave 3 e atuais campeões, que marcaram por 6/3 e 7/5 em 1h33 de partida.

Foto: Fotojump



Publicidade