A má fase de Novak Djokovic no saibro monegasco continua. Nesta quinta-feira, o italiano Lorenzo Musetti obteve uma vitória expressiva sobre o sérvio que, assim como no último jogo, voltou a não apresentar um bom desempenho. Líder do ranking, Djoko perdeu o primeiro set e não conseguiu se recuperar, permitindo que Musetti vencesse a partida por 4/6, 7/5 e 6/4, após um jogo de 2h55.
Djokovic, que já foi campeão em 2013 e 2015 em Monte Carlo, não consegue passar das quartas do torneio desde sua última vitória, tendo agora caído nas oitavas. Musetti, por outro lado, conquistou a maior vitória de sua carreira ao derrotar o atual número 1 do mundo, que não perdia para um tenista fora do top 20 há 32 partidas, desde sua derrota para o espanhol Alejandro Davidovich Fokina no ano passado, em Mônaco.
Nas quartas de final, Musetti enfrentará o também italiano Jannik Sinner, com quem perdeu em sua única disputa anterior, dois anos atrás no ATP 250 da Antuérpia, em piso duro e coberto.
O saque não foi eficiente para nenhum dos jogadores, com ambos apresentando aproveitamento abaixo de 50% nos dois primeiros games e sete quebras para cada um. Djokovic cometeu mais erros não forçados (23 a 6) e menos winners (23 a 28), mostrando-se descalibrado.
No primeiro set, Djokovic foi mais consistente e abriu 5/2, anotando duas quebras e perdendo o saque uma vez. No entanto, ele teve dificuldade para fechar a parcial, perdendo dois set-points no oitavo game e um no nono, quando perdeu o break de vantagem, mas conseguiu fechar o set no décimo, batendo o saque de Musetti pela terceira vez.
Na segunda parcial, houve ainda mais quebras, com apenas três confirmações de serviço em 12 games. Djokovic confirmou o primeiro serviço, após quatro quebras seguidas, abrindo 4/2. Mas perdeu dois serviços consecutivos, permitindo que Musetti abrisse 5/4. Musetti teve dificuldades para fechar a parcial e foi quebrado ao sacar no décimo game, mas anotou nova quebra e fechou o set em 6/5.
O terceiro set foi interrompido pela chuva, com Djokovic sacando em 1/1. Após a pausa, Djokovic confirmou o serviço, mas Musetti quebrou o saque do sérvio no sétimo game. Musetti manteve a vantagem até o final, fechando a partida no décimo game, depois de salvar um break-point e desperdiçar três match-points.