Nadal homenageia Federer

Início    /    Tênis    /    Nadal homenageia Federer
Por Raphael Favilla  •  15 de Setembro de 2022

A conhecida rivalidade Fedal, entre Federer e Nadal, movimenta há longos anos as estruturas do tênis. Não só dentro das quadras, mas principalmente fora delas. É que o suíço e o espanhol sempre fizeram questão de ressaltar que o antagonismo entre eles só valia enquanto os dois estivessem separados por uma rede, e houvesse pontos em disputa. 

Fora das quadras, respeito mútuo. E muita admiração. Entre eles, e pelos fãs de tênis. Que reconhecem uma rivalidade concorrida, porém bonita e sadia. E que fará muita falta ao mundo esportivo.

Depois de tomar conhecimento da aposentadoria de Federer na próxima semana, após a Laver Cup, Rafael Nadal não deixou de prestar sua homenagem ao suíço através das redes sociais. O espanhol lamentou a notícia e destacou o privilégio que foi dividir o circuito com o tenista da Basiléia.

“Caro Roger, meu amigo e rival. Eu gostaria que esse dia nunca tivesse chegado. É um dia triste para mim pessoalmente e para os esportes ao redor do mundo. Foi um prazer, mas também uma honra e privilégio compartilhar todos esses anos com você, vivendo tantos momentos incríveis dentro e fora das quadras”, escreveu o espanhol.

“Teremos muitos mais momentos para compartilhar juntos no futuro, ainda há muitas coisas para fazer juntos, sabemos disso. Por enquanto, eu realmente desejo a você toda a felicidade com sua esposa, Mirka, seus filhos, sua família e aproveite o que está por vir. Vejo você em Londres na Laver Cup”, complementou Nadal.

O espanhol estará na disputa da Laver Cup ao lado de Federer e dos outros dois integrantes do Big Four na competição que marcará a despedida do suíço. O sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray também defenderão a equipe europeia junto com Rafa e Roger.

O primeiro Fedal

28 de março de 2004. Em plena sessão noturna no Masters 1000 de Miami, algo histórico estava prestes a acontecer, mas nem quem estava presente tinha noção da magnitude daquilo que iria começar. Estamos falando do primeiro duelo da história entre Roger Federer e Rafael Nadal, um duelo da terceira rodada entre o suíço, então número 1 do mundo aos 22 anos, e o espanhol, um jovem de 17 anos que já ocupava o 34º posto da ATP. Foi o primeiro Fedal entre os 40 já vistos até aqui.

Esse confronto durou apenas 1h10, com o tal jovem espanhol surpreendendo o suíço com uma vitória por duplo 6-3.. Dezoito anos mais tarde, o histórico de confrontos apresenta uma vantagem para Nadal, que venceu 24 encontros, ao passo que Federer arrebatou 16. Fazendo um raio-x deste ‘head to head’ entre dois monstros do tênis, ainda se torna mais impressionante o fato de terem se enfrentado por 24 vezes em finais: 13 para Rafa e 11 para Roger.

Publicidade