Nadal não resiste a segunda rodada em Barcelona

Início    /    Tênis    /    Nadal não resiste a segunda rodada em Barcelona
Por Raphael Favilla  •  17 de Abril de 2024

A volta de Rafael Nadal ao circuito e ao saibro europeu foi breve. Após uma sólida vitória na estreia no ATP 500 de Barcelona, o tenista espanhol acabou sendo eliminado na segunda rodada. Nesta quarta-feira, ele perdeu para o australiano Alex de Minaur em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/1, após 1h52 de confronto.

Classificado para as oitavas de final, De Minaur aguarda agora o vencedor da partida entre o alemão Daniel Altmaier e o francês Arthur Fils, 16º favorito no torneio. Independentemente do vencedor, o duelo por uma vaga nas quartas de final será inédito no circuito.

Nadal, recordista de vitórias (67) e títulos (12) no torneio catalão, sofreu apenas sua segunda derrota antes das oitavas de final. Esta foi apenas a segunda vez que De Minaur venceu o espanhol no circuito. Embora tenha perdido os três primeiros encontros, o australiano triunfou no mais recente, no ano passado na United Cup, diminuindo a desvantagem no retrospecto para 2 a 3.

De Minaur tornou-se o primeiro australiano a derrotar Nadal no saibro, interrompendo uma sequência de 12 vitórias do espanhol contra tenistas da Austrália. Além disso, o cabeça de chave número 4 em Barcelona encerrou a série de oito vitórias consecutivas de Nadal em sua superfície favorita.

Enquanto Nadal teve um bom desempenho com o saque em seu primeiro jogo no torneio, desta vez enfrentou dificuldades, vencendo apenas 58% dos pontos com o primeiro serviço e 35% com o segundo. Ele terminou a partida com um aproveitamento de 51% dos pontos vencidos com o saque, cedendo nove break-points e sofrendo quatro quebras de serviço.

A primeira quebra ocorreu logo no primeiro game da partida, e Nadal enfrentou mais um break-point no terceiro game. Embora tenha conseguido empatar por 3/3 e tido uma chance de quebra no oitavo game, não conseguiu converter e acabou sofrendo outra quebra no 11º game, permitindo a De Minaur sacar para fechar o set.

O desempenho de Nadal com o serviço piorou na segunda parcial, com seu aproveitamento caindo de 57% para 44%. De Minaur teve oportunidades de quebra em todos os games de serviço de Nadal e só não converteu no primeiro, conseguindo quebras nos demais games de serviço do espanhol, exceto no último.


Publicidade