Fonseca vence mais uma e será top 250

Início    /    Tênis    /    Fonseca vence mais uma e será top 250
Por Raphael Favilla  •  18 de Abril de 2024

Depois de se destacar como o segundo mais jovem a vencer no ATP 250 de Bucareste, a joia carioca João Fonseca continuou sua grande trajetória no torneio romeno em mais um dia afetado pela chuva. Nesta quinta-feira, o brasileiro de 17 anos eliminou o experiente moldávio Radu Albot em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/2, após 1h38 de jogo.

Com as duas vitórias desta semana em Bucareste e a classificação para as quartas de final, Fonseca conquistará pela primeira vez um lugar entre os 250 melhores do mundo. O atual 276 do ranking está subindo provisoriamente 35 posições na classificação, alcançando o 240º lugar, mas ainda enfrenta pelo menos outros quatro concorrentes diretos. Como convidado da organização, ele agora enfrentará o chileno Alejandro Tabilo, cabeça de chave número 4, e uma terceira vitória consecutiva pode colocá-lo muito perto do 210º posto.

O posicionamento de ranking, que pode melhorar caso João Fonseca vença Tabilo, o coloca perto da linha de corte do qualificatório de Roland Garros. De momento, a previsão é que a chave do quali feche próximo ao top 200 da ATP.

A partida, adiada após apenas um game disputado na quarta-feira, no qual Albot quebrou o carioca, foi retomada nesta quinta-feira após um considerável atraso devido à chuva que tem atrapalhado bastante a programação do evento romeno. Fonseca conseguiu devolver a quebra no quarto game, adaptando-se ao piso mais seco e mostrando mais eficácia com seu forehand. Ele teve outra chance de quebra no sexto game, mas Albot resistiu.

Albot quase conseguiu uma quebra crucial no nono game, que o teria colocado em vantagem de 5/4, mas Fonseca mostrou frieza e manteve a igualdade até o tiebreak. No desempate, o jovem brasileiro teve um excelente desempenho, sendo mais consistente e controlando bem as trocas de base. Ele abriu 5-1 logo de início, permitiu uma breve reação de Albot, mas soube administrar a vantagem com agressividade e habilidade, fechando o set com maestria.

Confirmando sua confiança e solidez em quadra, Fonseca começou a segunda parcial com uma quebra no primeiro game, graças a devoluções profundas, e seguiu mantendo a vantagem. Ele ampliou a liderança no quinto game, conquistando mais uma quebra sobre Albot, que parecia ter dificuldades para ler os golpes do brasileiro e responder às bolas bem distribuídas.

Com um serviço sólido, vencendo 76% dos pontos no segundo set, Fonseca não deu chances ao adversário e confirmou os dois games de serviço necessários para fechar o jogo, avançando para as quartas de final pela segunda vez em apenas dois meses, repetindo o desempenho notável no Rio Open.



Publicidade