Nadal vence após 103 dias sem competir

Início    /    Tênis    /    Nadal vence após 103 dias sem competir
Por Raphael Favilla  •  16 de Abril de 2024

Rafael Nada fez seu primeiro jogo desde a derrota nas quartas de final em Brisbane, em janeiro deste ano. O espanhol demonstrou um bom ritmo e passou sem dificuldades pela estreia no ATP 500 de Barcelona. Retornando após 103 dias sem competir, Rafa enfrentou o italiano Flavio Cobolli, 62º do mundo, e não teve problemas para vencer com parciais de 6/2 e 6/3.

Como habitual em suas estreias em Barcelona, Nadal ampliou sua invencibilidade no torneio. Esta foi sua 17ª participação no evento, e ele nunca perdeu em seu primeiro jogo. Seu próximo desafio será contra o australiano Alex de Minaur, cabeça de chave número 4, prometendo um duelo mais acirrado.

Será a quinta vez que os dois se enfrentarão no circuito, com Nadal liderando o retrospecto. O espanhol venceu os três primeiros encontros, dois em quadras duras (ATP Cup 2020 e Australian Open 2019) e um na grama (Wimbledon 2018). No entanto, De Minaur triunfou no confronto mais recente, no ano passado pela United Cup.

Essa vitória marca o 67º triunfo de Nadal em 71 partidas disputadas em Barcelona, aumentando ainda mais seu recorde no torneio. Além disso, foi sua primeira partida no saibro desde o título de Roland Garros em 2022, encerrando um hiato de 681 dias sem competir em seu piso favorito.

O saque foi uma das preocupações para Nadal em seu retorno. Enquanto obteve sucesso com o primeiro saque, vencendo 78% dos pontos, sua eficácia com o segundo saque caiu para 53%. Apesar disso, enfrentou apenas dois break-points, sendo quebrado apenas uma vez.

Por outro lado, Cobolli não teve um bom desempenho com o saque, vencendo apenas 53% dos pontos disputados. Enfrentou 10 break-points, a maioria no primeiro set, e acabou sendo quebrado em momentos decisivos, especialmente no início de ambos os sets. Após as quebras iniciais, Nadal se manteve firme e não deu chances ao adversário, controlando o jogo até o final.

Confira os melhores momentos do duelo:


Foto: Barcelona Open Banc Sabadell

Publicidade