Norrie busca o quinto título no Rio

Início    /    Rio Open    /    Norrie busca o quinto título no Rio
Por Raphael Favilla  •  25 de Fevereiro de 2023

Cameron Norrie está na grande decisão do Rio Open 2023! Em confronto inédito no circuito, o britânico precisou de três sets para superar o espanhol Bernabe Zapata Miralles, com parciais de 6/2, 3/6, 7/6(3), em 2h32 de duelo. Um confronto duríssimo, digno de uma semifinal de ATP 500.

Aos 27 anos, Norrie chega a sua 14ª final de ATP, enquanto Zapata mirava sua primeira decisão neste nível. Canhoto e número 13 do mundo, Cameron tem quatro títulos no circuito da ATP, tendo vencido apenas uma competição no saibro, em Lyon, no ano passado.

Além dos títulos, o britânico tem acumulado outros números impressionantes nos últimos meses. Norrie chegou no Rio a sua 16ª semifinal em dois anos. Sendo uma vez em Grand Slam, duas em Masters 1000, três em ATP 500 e dez em ATP 250. Destas, oito em quadra dura, seis no saibro e duas na grama. Avançou à decisão em 12 oportunidades, tendo ficado com o vice em oito ocasiões e levantado o troféu, como já falado, em quatro.

Nesta temporada, Norrie já alcançou duas finais, No entanto, perdeu ambas: para Richard Gasquet em Auckland e diante de Carlos Alcaraz, na semana passada, em Buenos Aires. No Rio de Janeiro, superou duelos com Juan Manuel Cerundolo, Thiago Monteiro e Hugo Dellien, antes de bater o tenista de Valência número 63 do mundo neste sábado.

Derrotado, Miralles vive sua melhor fase e o melhor ranking na carreira. O espanhol fez outra semifinal em Buenos Aires na última semana, caindo em dois sets para Alcaraz. No Rio, venceu o compatriota Munar na primeira rodada, depois despachou o argentino Francisco Cerundolo e mais um espanhol, Albert Ramos-Vinolas, nas quartas, antes de ser eliminado. Aos 26 anos, e com quatro títulos de Challenger, o último em Meerbusch, Bernabe 

Na decisão, o semifinalista em Wimbledon Norrie espera o vencedor do confronto entre o número 2 do mundo Carlos Alcaraz e o chileno vindo do quali Nicolas Jarry. Se der a lógica e o espanhol passar, o britânico vai precisar vencer um algoz conhecido. No circuito, Carlitos tem quatro vitórias sobre Cameron em cinco confrontos. A última, como já citado, na decisão no ATP 500 disputado na capital argentina.

O jogo

O espanhol confirmou seu primeiro game de serviço, mas depois disso não viu a cor da bola: sofreu duas quebras consecutivas e perdeu os próximos cinco games até confirmar o saque novamente. O britânico sacou para fechar em seguida e fez 6/2 para levar o set inicial.

Apesar do amplo domínio na primeira parcial, Norrie não manteve o ritmo na segunda e começou bem abaixo, venceu apenas dois pontos nos três primeiros games e viu o espanhol abrir 3/0 logo de cara. Zapata por pouco não ampliou a vantagem no sexto game, perdendo dois break-points. Porém, ele administrou a vantagem até o final e empatou o jogo.

O terceiro e decisivo set foi o mais parelho em questão do placar, com a definição acontecendo apenas na reta final. Norrie conseguiu a quebra no sexto game com uma sequência de passadas, mas Miralles devolveu a cortesia no game seguinte. O set foi até o tie-break, quando o britânico abriu 4-1 e não olhou mais para trás.


Foto: Fotojump






Publicidade