Segundo favorito ao título nesta edição do Rio Open, Cameron Norrie teve que suar a camisa para bater Hugo Dellien e avançar às semifinais do ATP 500 carioca. Nesta sexta (24), o britânico precisou de três sets para vencer o boliviano com parciais de 4/6, 6/1 e 6/4, em 1h55 de confronto.
Na próxima rodada Norrie enfrenta o espanhol Bernabe Zapata Miralles, que venceu o compatriota Albert Ramos-Vinolas também em três sets, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4, em 2h33 de partida. Eles nunca duelaram até aqui.
Foi o primeiro confronto entre Norrie e Dellien no circuito. O britânico número 13 do mundo detém quatro títulos do nível ATP e teve um 2022 marcado pela conquista dos troféus de Delray Beach e Lyon, uma semifinal em Wimbledon e a entrada no top 10 pela primeira vez em sua carreira. Norrie retornou ao Rio Open neste ano, já tendo disputado a edição de 2019.
Nesta temporada, Norrie já alcançou duas finais, No entanto, perdeu ambas: para Richard Gasquet em Auckland e diante de Carlos Alcaraz, na semana passada, em Buenos Aires. No Rio de Janeiro, superou duelos com Juan Manuel Cerundolo e Thiago Monteiro antes de bater o boliviano.
Atual 111º ranking, o boliviano de 29 anos chegou a ser o número 64 do mundo em 2022, furando qualis de torneios importantes como Buenos Aires, Monte Carlo, Barcelona, Estoril e Madri naquela temporada. Ex-número 2 do mundo no ranking juvenil, Dellien fez semifinais no Challenger de Concepción e também atingiu as semis no ATP 250 de Córdoba, onde começou no qualifying e só foi freado pelo campeão Sebastian Baez. Nesta semana no Rio, deixou para trás o português João Sousa e o eslovaco Alex Molcan
A relação de Dellien com o Rio de Janeiro tem história. Foi na Cidade Maravilhosa que ele conseguiu sua primeira vitória em um ATP na carreira. Aos 25 anos à época, bateu o argentino Guido Andreozzi e superou a primeira rodada em 2019.
O jogo
Dellien quebrou Norrie no início do jogo e abriu 3/1. O boliviano sacou muito bem e perdeu somente dois pontos desde então, administrando a vantagem até o final para fechar a primeira parcial em 6/4.
Precisando igualar o placar, Norrie elevou seu nível na largada da segunda parcial e venceu os quatro primeiros games da disputa com duas quebras seguidas, perdendo apenas três pontos neste período. Dellien até devolveu um dos breaks, mas voltou a perder o saque na sequência e terminou com apenas um game vencido.
No último set o equilíbrio voltou à cena e assim como no primeiro, um break apenas foi o suficiente para definir o vencedor. Desta vez quem conseguiu a quebra foi Norrie, que superou o saque do rival boliviano no quinto game e arrancou para a vitória, precisando salvar um break-point no último game, fechando apenas no quarto match-point que teve.
Fotos: Gustavo Werneck