O primeiro duelo de Fonseca em um ATP

Início    /    Tênis    /    O primeiro duelo de Fonseca em um ATP
Por Raphael Favilla  •  20 de Fevereiro de 2023

Jogando em casa no Rio Open, a nova promessa do tênis brasileiro fez sua estreia em um torneio ATP nesta segunda (2). E logo de cara um ATP 500, que reúne tenistas da elite mundial.

Convidado pela direção do torneio, o carioca João Fonseca, de apenas 16 anos, foi superado pelo eslovaco Alex Molcan, 54º do mundo e cabeça 9 do torneio, com parciais de 6/0 e 6/3 em 1h11 de partida no Jockey Club Brasileiro.

Fonseca foi peça fundamental na equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior no ano passado. O garoto é o atual número 16 do ranking mundial de sua categoria. Ele estreou em competições profissionais ainda na última temporada, conseguindo duas vitórias em challengers e mais três em ITF, que o levaram ao atual 827º lugar do ranking da ATP, com 20 pontos conquistados.

Molcan enfrenta na próxima rodada o boliviano Hugo Delien, que bateu nesta segunda o experiente português João Sousa com parciais de 6/0 e 6/2 em 1h06 de duelo. Aos 25 anos, o eslovaco já foi finalista de três torneios da ATP, mas ainda busca o primeiro título da carreira. 

O jogo

Fonseca não se encontrou no primeiro set, e teve muitas dificuldades diante de um jogador muito mais experiente no tênis de alto nível. O carioca tentou ser agressivo, mas se apressou na tentativa de definir os pontos, cometendo 21 erros não-forçados na primeira parcial. O eslovaco salvou um break-point no game de abertura e aplicou um 'pneu' no tenista da casa.

Molcan abriu 3/0 no placar na segunda parcial, e o jogo parecia definido. Até que Fonseca conseguiu se sentir mais confortável em quadra e impôs seu melhor ritmo, confirmando pela primeira vez o serviço. O carioca apostou em variações e mudanças táticas e conseguiu equilibrar as ações, chegando a devolver a quebra. Mas o cabeça 9 do torneio voltaria a quebrar no oitavo game, antes de definir a partida em seu saque. Fonseca até liderou nos winners por 13 a 6, mas cometeu 39 erros contra 14 do rival.

Foto: Divulgação Rio Open

Publicidade