As oitavas de final do Engie Open, challenger de 75 pontos na ATP, disputado nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis, terão dois confrontos entre brasileiros. Um destes nesta quarta-feira.
Principal cabeça de chave do torneio e 110º do mundo, o cearense Thiago Monteiro enfrenta o gaúcho Orlando Luz, 335º colocado. Será o reencontro entre eles, após a vitória de Luz na semana passada em São Leopoldo. A partida acontece por volta das 20h (de Brasília).
Outros dois brasileiros têm jogos marcados para a tarde desta quarta. O catarinense Mateo Reyes, que veio do quali e ainda derrotou o cabeça 2 Francisco Comesana na estreia da chave principal, atua às 13h contra o israelense Daniel Cukierman. Mais tarde às 18h, o paulista Matheus Pucinelli enfrenta o italiano Gianluca Mager, 275º do mundo, em confronto inédito.
Depois de entrar como lucky-loser, Daniel Dutra da Silva estreou com vitória em Florianópolis. Ele superou nesta terça-feira o argentino Gonzalo Villanueva por 4/6, 7/6 (7-5) e 6/2 em 3h15 de partida.
Canhoto de 35 anos e atual 455º do ranking, Daniel conseguiu a vaga após a desistência de Felipe Meligeni, anunciada na tarde desta terça. Ele conseguiu sua 13ª vitória em 14 jogos contra Villanueva no circuito. O experiente paulista tem como melhor ranking da carreira o 207º lugar, alcançado em agosto de 2022.
O adversário de Daniel Silva nas oitavas de final será outro brasileiro. Ele enfrenta o pernambucano João Lucas Reis, de 24 anos e 319º do ranking. O paulista lidera o retrospecto por 4 a 2, em torneios challenger e ITF, mas Reis venceu as duas últimas partidas entre eles, realizadas no ano passado em Santiago e Lima. A partida só acontecerá na quinta-feira.
Foto: Orlando Luz, semana passada, em São Leopoldo / CBT