Depois de quase duas semanas longe das quadras, após queda precoce no US Open, Beatriz Haddad Maia voltou ao circuito nesta segunda (12). E retornou com vitória, com direito a revanche.
Segunda cabeça de chave no torneio esloveno WTA 250 de Portoroz, a brasileira superou a dinamarquesa Clara Tauson, jovem de 19 anos e 59ª do ranking, por 7/6 (7-3) e 6/3 em 2h03 de partida sobre o piso duro.
Uma revanche para Bia, que havia perdido o duelo anterior contra Tauson em Indian Wells. A paulista de 26 anos agora espera pela vencedora da partida entre a convidada croata de apenas 16 anos Petra Marcinko, 301ª do ranking, e a espanhola vinda do quali Cristina Bucsa, 110ª colocada.
A vitória na estreia rende 30 pontos na WTA para Bia, que está três posições abaixo do melhor ranking da carreira e pode retornar ao top 15 se for semifinalista. E na corrida por uma vaga no Finals, que reúne as oito melhores jogadoras da temporada.
Bia perdeu terreno na atualização do ranking desta segunda. Depois da grande campanha no WTA 1000 de Toronto, que a levou para o top 20 pela primeira vez, a campanha no US Open, onde não passou da segunda rodada, acabou lhe rendendo três colocações na lista, mas se manteve entre as 20 melhores do mundo, indo para o 18º lugar.
De olho em Londres, na corrida da temporada, a canhota paulista também perdeu um pouco de terreno e caiu da 15ª para a 17ª colocação, sendo ultrapassada pela norte-americana Danielle Collins (14ª) e pela tcheca Petra Kvitova (15ª).
Em contrapartida, Bia cresceu no ranking de duplas e por pouco não entrou pela primeira vez no top 20. A paulistana de 26 anos ganhou duas posições e agora é a 21ª do mundo, ficando atrás justamente da cazaque Anna Danilina, sua parceira no US Open e com quem foi vice-campeã do Australian Open no começo da temporada.
A brasileira e a cazaque se deram mal na corrida para o WTA Finals, perderam duas posições e saíram da faixa de classificação, caindo para a 10ª colocação. Elas foram superadas pela parceria da norte-americana Nicole Melichar e com a australiana Ellen Perez e pelas francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic.
O primeiro set da partida foi equilibrado, com três quberas para cada lado e mais de uma hora de duração. Bia chegou a sacar para fechar duas vezes, quando liderava por 5/4 e 6/5, mas não aproveitou as oportunidades. No entanto, ela começou muito bem no tiebreak, com dois aces seguidos, e também foi consciente para construir os pontos do fundo de quadra contra um rival muito agressiva e definiu a parcial.
Logo no início do segundo set, Bia conseguiu uma quebra e largou com 3/0 no placar. Tauson, então, precisou do tempo médico de três minutos para tratar de um desconforto na região lombar. A dinamarquesa tentou tirar o peso do saque e colocar a bola em quadra, vencendo assim seu primeiro game na parcial, além de ter devolvido a quebra na sequência. Mas Bia recuperou a vantagem na sequência e voltou a ser muito firme em seus games de serviço e consolidou a vitória em sets diretos.