Sem perder sets, Sabalenka fatura o bi em Melbourne

Início    /    Grand Slam    /    Sem perder sets, Sabalenka fatura o bi em Melbourne
Por Raphael Favilla  •  27 de Janeiro de 2024

Sem perder sets, Aryna Sabalenka conquistou mais uma vez o título do Australian Open, repetindo o feito da última temporada em Melbourne. Na final deste sábado, a número 2 do mundo derrotou a chinesa Qinwen Zheng, 15ª do ranking, por 6/3 e 6/2 em 1h16 de partida.

A conquista de Aryna Sabalenka no Australian Open ajudará a atual número 2 do mundo reduzir a diferença para Iga Swiatek na disputa pela liderança do ranking. Isso porque, Sabalenka defendeu os 2 mil pontos conquistados no ano passado, enquanto Swiatek perdeu uma rodada mais cedo em relação à edição anterior, oitavas em 2023 e terceira rodada em 2024.

Com isso, Swiatek vai perder 110 pontos no ranking, saindo dos atuais 9.880 para 9.770. Já Sabalenka se mantém com os mesmos 8.905 pontos. A polonesa já acumula 84 semanas como número 1 do mundo, enquanto a bielorrussa já esteve no topo do ranking por oito semanas no fim do ano passado.

Foi também o segundo título de Grand Slam de Sabalenka, cumprindo uma promessa ao pai de conquistar dois títulos de Slam até os 25 anos. A bielorrussa junta-se a uma elite de campeãs do Australian Open que venceram sem perder sets, incluindo Lindsay Davenport, Maria Sharapova, Serena Williams e Ashleigh Barty.

Por outro lado, Zheng foi a segunda mulher chinesa a jogar uma final de Grand Slam, marcando o retorno de seu país a uma decisão uma década após a conquista de Na Li em 2014. A jovem de 21 anos alcançará o top 10, assumindo o sétimo lugar no ranking.

Em uma partida marcada pelo estilo agressivo e potência nos golpes, especialmente de forehand, Sabalenka mostrou domínio em seus games de serviço, não enfrentando quebras e quebrando o serviço da rival três vezes. Zheng fez mais winners, 19 a 14, mas também cometeu mais erros, 16 a 14. A chinesa, que terminou o torneio como a líder em aces na chave com 54 no total, não conseguiu ameaçar o serviço da bielorrussa.

O início foi favorável a Sabalenka, conquistando uma quebra rápida e mantendo-se firme mesmo diante de três chances de devolução da rival. A bielorrussa seguiu sem ameaças em seus games de saque, fechando o primeiro set sem ser ameaçada. No segundo set, Sabalenka ampliou sua vantagem com uma quebra na abertura, mantendo o controle do jogo e conquistando o título com autoridade.


Publicidade