Squash

Início    /    Outras Raquetes    /    Squash
Por Diego Werneck  •  03 de Junho de 2016

Afinal, onde e como surgiu o squash? A origem do movimentado esporte com raquetes ainda gera controvérsia entre os praticantes. Há quem defenda que a atividade começou nas prisões da Inglaterra, no século XIX. Segundo esta interpretação, pequenas bolas eram improvisadas pelos detentos e jogadas com as mãos nas paredes das celas apertadas. Outra versão garante que o jogo surgiu na Harrow School, também no Reino Unido, em 1830. Polêmicas à parte, uma certeza é que nessa mesma escola foram construídas as primeiras quatro quadras de squash da história, já em 1864.

Os britânicos trouxeram o esporte para o Brasil na década de 1920, construindo a primeira quadra do país em Minas Gerais, junto às minas de ouro de Nova Lima. A primeira federação só viria a ser fundada em 1979, em São Paulo. Hoje, são aproximadamente 60 mil praticantes espalhados por quase todos os estados brasileiros. No último Pan-Americano, em Toronto, nossos atletas trouxeram duas medalhas de prata e sete de bronze para o Brasil. Resultados que apontam uma clara evolução do esporte no país. As melhores marcas até então eram as conquistas de uma medalha de prata e duas de bronze, ambas nos jogos de Santo Domingo (2003) e Winnipeg (1999).

A grande potência mundial no esporte é o Egito, com seis atletas entre os dez melhores no ranking masculino, e quatro entre as dez melhores no feminino. Para as Olimpíadas do Rio, as modalidades já estão fechadas e o squash está de fora. Mas está na lista dos esportes candidatos à inclusão nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, junto a outras sete confederações.

Publicidade