Três brasileiros nas quartas em Cali

Início    /    Tênis    /    Três brasileiros nas quartas em Cali
Por Raphael Favilla  •  21 de Junho de 2023

Três tenistas brasileiros avançaram para as quartas de final do challenger de Cali, disputado em quadras de saibro colombianas. O catarinense Pedro Boscardin garantir e os paulistas Gustavo Heide e Pedro Sakamoto venceram seus jogos contra favoritos e avançaram de fase.

O primeiro a vencer nesta quarta-feira (21) foi Boscardin. Vindo do quali, o jovem de 20 anos e 449º do ranking já venceu quatro jogos na competição, e hoje superou o chileno Matias Soto, 569º colocado, com parciais de 6/4 e 6/3 em 1h43 de partida.

Boscardin ainda não perdeu sets no torneio e está somando 20 pontos no ranking pela campanha. Com isso, ele está subindo para o 414º lugar. Caso vença mais uma, voltará ao grupo dos 400 melhores do mundo. Seu recorde pessoal é o 293º lugar, alcançado em agosto do ano passado. O adversário nas quartas é o argentino de 31 anos Guido Andreozzi, 286º do ranking e cabeça 8 em Cali.

Já Sakamoto eliminou o canadense Alexis Galarneau, cabeça de chave número 3 do torneio e 214º do mundo, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/3. O experiente paulista de 29 anos, que já figurou entre os 300 melhores do mundo, está retornando de uma lesão e entrou na chave com um ranking protegido. Atualmente, ele ocupa a 851ª posição, mas sua excelente campanha já o fará recuperar mais de 150 posições.

Nas quartas de final, Sakamoto enfrentará o austríaco Gerald Melzer, 391º do ranking, que eliminou o gaúcho Orlando Luz, 481º colocado, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5). Melzer já venceu dois brasileiros no torneio, pois também derrotou o pernambucano João Lucas Reis na primeira rodada.

O jovem de 21 anos, Gustavo Heide, 358º do ranking, continua em boa fase após ter alcançado as semifinais em Porto Rico na semana passada. Mesmo com a transição do piso duro para o saibro, ele conquistou mais uma vitória em Cali ao derrotar o colombiano Nicolas Mejia, cabeça de chave número 4 do torneio e 248º colocado, por duplo 6/2. Com um excelente desempenho no saque, Heide não teve seu serviço quebrado e enfrentou apenas dois break-points, além de ter quebrado o saque de Mejia por quatro vezes, criando 12 oportunidades ao longo da partida.

Heide já alcançou o melhor ranking da carreira e vai superar ainda mais essa marca. Provisoriamente, ele subirá 21 posições e chegará ao 337º lugar. Seu próximo adversário será o argentino Federico Delbonis, cabeça de chave número 6 do torneio. Delbonis já foi top 40 e possui dois títulos de ATP, mas atualmente ocupa apenas a 266ª posição do ranking aos 32 anos de idade.

Nas quartas de final, o catarinense de 20 anos Pedro Boscardin, 449º do ranking, enfrentará o experiente argentino Guido Andreozzi, de 31 anos e 286º colocado, em um confronto inédito no circuito.

Foto: Heide/Arquivo

Publicidade