A importância dos exercícios rotacionais para os tenistas

Início    /    Tênis    /    A importância dos exercícios rotacionais para os tenistas
Por Nittenis News  •  02 de Julho de 2024

Preparador Físico do Brasil na Copa Davis há 15 anos, o professor Eduardo Faria treinou vários atletas que por ali passaram, como Fernando Meligeni, Flavio Saretta, Alexandre Simoni, Gustavo Kuerten, Bruno Soares, Marcelo Melo, Tomaz Belucci, Thiago Monteiro, Thiago Wild e vários outros.

Em sua rotina, Faria dirige trabalhos para a melhoria da qualidade de vida para todos os níveis de condicionamento físico. Desde sedentários, a atletas amadores e de alto rendimento esportivo, de diversas modalidades. 

No artigo de hoje, Faria destaca a importância dos exercícios rotacionais para tenistas, devido às inovações tecnológicas nas raquetes e novas técnicas de treinamento que aumentam a potência dos golpes.

Ele enfatiza o fortalecimento dos membros inferiores e do core, além da musculatura superior, para suportar os movimentos rotacionais e prevenir lesões. Os benefícios incluem maior potência, estabilidade, equilíbrio e eficiência nos golpes.

Faria recomenda um programa de treinamento com séries de exercícios específicos e aquecimento adequado, a ser realizado duas a três vezes por semana, para melhorar o desempenho e prevenir lesões. Confira!

A importância dos exercícios rotacionais para os tenistas


O jogo de tênis tem mudado de forma significativa nessas últimas décadas, novas técnicas de treinamento e, em particular, as inovações tecnologias de raquetes, vem modificando o jeito de como a bola é golpeada.

Toda essa tecnologia, permite que os jogadores, tenham padrões de movimentos mais rotacionais, imprimindo mais potência nos golpes, seja no âmbito do tênis profissional se estendendo para o amador.

Em sincronia com o desenvolvimento desse equipamento, as técnicas aplicadas tanto dentro como fora da quadra, sofreram mudanças, colocando maior ênfase no fortalecimento dos grupos musculares responsáveis pelo componente rotacional de cada golpe.

Esses movimentos rotacionais, exigem uma base solida e necessária onde o fortalecimento dos membros inferiores e da região do core, especialmente por meios de exercícios multiarticulares (que são exercícios onde as forças transferidas a partir da parte inferior do corpo para a parte superior do corpo por meio de uma sequência de ações musculares) se tornaram essenciais para se jogar um tênis com mais eficiência.

Também se faz necessário enfatizar a musculatura da parte superior do corpo, uma vez que os golpes se tornaram mais potentes.


Exercícios rotacionais e seus benefícios:



  1. Melhora da potência dos golpes, principalmente do forehand e backhand no fundo da quadra.

  2. Estabilidade e equilíbrio; exercícios que focam na rotação , melhoram a estabilidade do core, o que é essencial para manter uma postura correta nos movimentos..

  3. Fortalecer os músculos envolvidos nas rotações, podem prevenir lesões comuns como as dos ombros e coluna.

  4. Movimentos rotacionais bem realizados, permitem golpes com menos esforço, aumentando a eficiência e a economia de movimento.


Desenvolvimento do treinamento:



  1. Faça 2 a 3 series de 15 repetições para cada exercício apresentado, mas antes, comece fazendo um aquecimento geral em uma bicicleta ergométrica ou caminhando em esteira por 8 a 12 minutos, com o objetivo de aumentar a temperatura corporal e irrigar a musculatura.

  2. Execute os exercícios devagar para adquirir uma boa coordenação na trajetória do movimento e na medida que você for dominando o exercício, aumente a velocidade de execução, mas sem perder a coordenação.

  3. Faça esse treino duas a três vezes por semana em dias alternados.


Bons treinos.






Publicidade