A primeira chave principal em Wimbledon é inesquecível

Início    /    Grand Slam    /    A primeira chave principal em Wimbledon é inesquecível
Por Raphael Favilla  •  27 de Junho de 2024

Repetindo o roteiro de semanas atrás em Roland Garros, o paulista Felipe Meligeni também conseguiu furar o qualificatório de Wimbledon e vai disputar o tradicional Grand Slam britânico pela primeira vez. A vaga na chave principal veio com bastante esforço, precisando de cinco sets para vencer o norte-americano Maxime Cressy com parciais de 6/4, 1/6, 7/6 (7-5), 4/6 e 6/4.

Será a terceira participação do paulista de 26 anos e atual 147º do mundo na chave principal de um Slam. Ele fez sua estreia neste nível no ano passado no US Open, onde venceu um jogo em sua estreia. Felipe repetiu o feito no saibro de Paris, onde caiu na estreia, e agora terá sua primeira oportunidade de jogar na grama sagrada do All England Club.

Além de garantir mais uma presença em Grand Slam, o campineiro também assegura uma premiação de US$ 76 mil (aproximadamente R$ 420 mil) com a vaga na chave principal. Ele agora aguarda o sorteio, que acontecerá na próxima sexta-feira às 6h (horário de Brasília), para saber seu adversário na estreia no mais tradicional torneio do tênis mundial.

Desempenho no Jogo

Embora tenha enfrentado dificuldades com o saque no primeiro set, salvando dois break-points no segundo game e mais um no quarto, Meligeni mostrou frieza nos momentos decisivos. Além de se salvar nas duas vezes que foi ameaçado, ele conseguiu aproveitar uma das duas chances que teve no sétimo game para obter a quebra que foi decisiva para colocá-lo em vantagem no placar.

Depois de abrir 1 set a 0, o brasileiro foi dominado na parcial seguinte. Seu desempenho com o saque caiu de 69% para apenas 44%, enquanto Cressy melhorou um pouco, subindo de 72% para 74% de aproveitamento. O norte-americano salvou dois break-points no terceiro game e iniciou uma sequência de cinco games seguidos, com duas quebras para fazer 6/1 e empatar o jogo.

Meligeni reagiu rapidamente no terceiro set, começando com uma quebra e vantagem de 2/0. No entanto, Cressy devolveu o break no terceiro game. Depois disso, não houve mais chances para nenhum dos lados e a definição foi para o tiebreak, onde o paulista abriu 5-1 e precisou de três set-points para fazer 7-5 e voltar a liderar o marcador.

A partida seguiu equilibrada, com o quarto set sendo decidido com uma quebra no final. Os sacadores prevaleceram até o décimo game, quando Felipe serviu pressionado em 4/5, deixou escapar dois game-points e enfrentou um break-point. Cressy aproveitou a oportunidade, anotou a quebra e empatou o jogo novamente.

No quinto e decisivo set, Meligeni obteve uma vantagem importante logo no início, quebrando Cressy no terceiro game. Ele então administrou o placar favorável até o final para garantir a vitória. O aproveitamento de 76% com o serviço na parcial ajudou o paulista a não enfrentar break-points contra e assegurar a vaga na chave principal.

Estatísticas do Jogo

Equilibradíssimo, o jogo de cinco sets teve 3h22 de duração e vantagem de Cressy em boa parte dos números finais, apesar da vitória de Meligeni. O norte-americano somou mais pontos no total (145 a 136), teve mais winners (71 a 38), melhor aproveitamento com o serviço (71% contra 67%) e mais do que o quíntuplo de aces (32 a 6). Ele até anotou uma quebra a mais (4 a 3), mas o último ponto, que é o que importa, ficou com o brasileiro.


Publicidade